18 março 2024

 

FAMILIA SARNO NA BAHIA :  OS ORRICO

 

                                                   Vicente (Orrico) Sarno

A história social e genealógica das famílias tem algumas variantes interessantes. No caso da nossa família Sarno ocorre uma variante que por vezes tem confundido antigos e novos familiares : trata-se da família Orrico Sarno.

Este tronco descende diretamente de Francesco Sarno, o conhecido tio Chico, que foi o primeiro Sarno da nossa família que veio para o Brasil.

Francesco Sarno era casado com Carmela Orrico e tiveram 4 filhos.

Um deles era  Vicente (Orrico) Sarno, que chegou ao Brasil em maio de 1925, com 15 anos e 11 meses.

Ao chegar em Poções Vicente (Orrico) Sarno  encontrou o primo Vicente Sarno, que já trabalhava no comércio local.

Para evitar futuras confusões comerciais com os nomes iguais resolveram, de comum acordo, que Vicente, filho de Francesco , assinaria Vicente Orrico Sarno, e que Vicente, filho de Fedele Sarno, continuaria como Vicente Sarno.

Como a legislação e o costume italiano não incluem o sobrenome da mãe, esta inclusão do “Orrico” ficou sendo apenas um acerto que, naquela época – estamos falando de 1925 – era possível.

Assim, a rigor, este tronco da família Sarno não possue de origem o Orrico no nome. Podem passar a tê-lo  caso seja incluído em registro aqui no Brasil.

 FAMILIA SARNO NA BAHIA :  OS ESPINHEIRAS

                                                         Tuna , Gey e Ruy Filho


 Os Espinheiras possuem a mesma origem que os “Orrico”: Francesco Sarno, casado com Carmela Orrico, tiveram uma filha de nome Matilde Sarno.

Matilde casou-se com José D’Andrea ( moravam em Poções depois foram para Jequié) e tiveram uma filha chamada Iracema D’Andrea.

Se destacarmos os sobrenome ocultos ficaria  Iracema (Sarno – Orrico) D’Andrea.

Posteriormente Iracema casou-se do o Dr. Ruy Espinheira, perdendo então o D’Andrea.

O fato da mulher não transmitir o sobrenome oculta muito a descendência, e assim o Espinheira ficou prevalecendo em um tronco da família genuinamente Sarno.

Lembro quando Corinto Sarno hospedava Dr. Ruy Espinheira em nossa casa em Poções, o fazia na condição de grande amigo e esposo de Iracema, prima de Corinto.

 

 

FAMILIA SARNO EM UBERABA- MG : ANTONIO SARNO

FAMILIA SARNO EM SANTOS : AGNESE  ( SARNO ) DE FRANCO

FAMILIA SARNO EM BUENOS AIRES: FILOMENA (SARNO) BARLETTA

 

Eduardo Sarno

2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário