05 junho 2009

Bodas de Prata





Familia Corinto Sarno- 1954


O casamento de Corinto Sarno e Annina Sangiovanni foi em Mormanno na Itália, em 1929. Em seguida vieram para Poções. Vinte e cinco anos depois, em 1954 o jornal local "O Comércio" noticiava :

Festejou suas Bodas de Prata a 12 do corrente o casal Corinto Annina Sarno, cuja efeméride constituiu um alto acontecimento social.
Às dez horas foi celebrada Missa em Ação de Graças na igreja do Divino Espírito Santo, sendo oficiante o Revmº Padre Honorato Andrade Nascimento. Em seguida as pessoas presentes à solenidade levaram o casal até à sua residência. Nessa ocasião, à noite, o casal recepcionou a sociedade Poçõense em sua residência, cumulando de gentilezas os presentes, havendo danças que se prolongaram até as primeiras horas do dia seguinte. Destacou-se, ainda, a homenagem que lhe fora prestada no Fórum desta cidade quando o Exmo.Sr. Dr. Eurico Alves Boaventura, Juiz de Direito da Comarca mandou consignar na ata da audiência daquele dia, um voto de parabéns ao Sr.Corinto Sarno e Exma. Família, pela feliz efeméride, pelas suas qualidades de homem de bem, amigo de Poções, cuja demonstração recebeu o apoio dos advogados presentes e auxiliares serventuários da Justiça
.

Os presentes oferecidos pelos convidados ao casal eram de metal prateado , uma alusão às Bodas de Prata, e alguns com motivos ligados à Itália. O bolo artísticamente confeitado, era composto de dois grandes corações ligados por laços a sete corações menores, uma menção aos filhos.





Audiência Especial


Aos doze dias do mês de maio de mil novecentos e cinqüenta e quatro, nesta cidade de Poções, no edifício do Forum e sala das audiências, às quatorze horas, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Doutor Eurico Alves Boaventura, Juiz de Direito desta Comarca, comigo escrivão de seu cargo abaixo assinado, foi aberta audiência especial pelo porteiro dos auditórios Lindolfo Deocleciano de Souza. Pelo Doutor Juiz foi dito o seguinte: Comemorava hoje o casal Corinto Sarno as suas bodas de prata de casamento. Fato natural numa celebridade. Todavia, o caso em foco merece especial menção dadas as características de que se reveste. Imigrantes italianos, teem senhor e senhora Corinto Sarno se integrado na vida bahiana de forma decisiva. Todos os filhos nasceram aqui. O chefe leva em alto conceito o seu padrão moral de vida, dirigindo um dos maiores, digo, um dos grandes estabelecimentos comerciais da zona. De certo que outros casaes menos aquinhoados de riquezas festejarão esta efeméride igual e disto não fazemos referência aqui. Isto não nos impede de registrar com alegria a alegria maior do casal Corinto Sarno. Por vários motivos: na sociedade local eles representam exemplo edificante. Fazem da família o mais alto motivo da sua vida. E o mundo se afoga justamente no inverso, no desprestigio da família. Justo é que, gozando o casal de destaque na sociedade ambiente e por isso mesmo sendo espelho para os que o cercam, justo é que se ressalte este sentimento da família que espalham senhor e senhora Corinto Sarno. Justo é que, no foro de Poções, se homenageie um casal tão só por ser ele padrão de virtudes cívicas e morais, exemplo seguro para os moços que tiveram a desdita de surgir num mundo sufocado de interesses bastardos, num mundo em que o sentimento de família é anacronismo, exemplo seguro de que a felicidade nasce nas quatro paredes de um lar temente a Deus e obediente aos ditames da moral. Por isso fazia o Doutor Juiz constar no termo de audiência, um voto de congratulações ao digno casal, sendo este fato levado ao seu conhecimento. Associaram à homenagem prestada ao casal Corinto Sarno, o Doutor José Sabino Costa, Ruy Espinheira, Antonio Agripino da Silva Borges e João Caetano Magalhães, pedindo ficasse consignado nesta audiência. Em nome dos auxiliares e serventuários da Justiça, pediu o escrivão abaixo assinado que se consignasse nesta audiência a sua solidariedade e satisfação por este acontecimento de alta importância. Nada mais havendo a tratar nem quem requeresse, mandou o Doutor encerrar a audiência, com as formalidades de estilo e lavrar o presente termo, que assina com todos. Eu, Julio da Rocha e Silva, escrivão, o subscrevi.(aa) Eurico Alves Boaventura, José Sabino Costa, Ruy Espinheira, Antonio Agripino da Silva Borges,João Caetano Magalhães, Lindolfo Deocleciano de Souza, Julio da Rocha e Silva."



Dr. Eurico Alves Boaventura



Convidados

A extensa lista de convidados - 131 pessoas incluindo as familias - foi elaborada de próprio punho por Corinto Sarno. Dela não fazem parte os irmãos, cunhadas e cunhados por serem íntimos da família.
A importância da edição desta longa lista é não só mostrar o universo social e geográfico em torno da Familia Sarno como também servir como um catalisador da memória, ajudando a relembrar e relacionar pessoas influentes na área eclesiástica, militar, civil e comercial.
Levando em conta a lista e os telegramas recebidos, as localidades representadas foram: Salvador, Poções, Jequié, Conquista, Boa Nova, Iguaí, Ibicuí, Jacobina, Amargosa, Ubaíra, São Paulo e Santos.
Nota-se na lista a pouca participação dos sobrenomes italianos que estavam em Poções no começo do século. Por motivo de mudança, falecimento etc., ainda permaneciam, entre outros, os Benedictis, Schettini,Chiappetta, Grisi, Labanca, Napoli e Domarco.
A vinculação da familia Sarno com a sociedade poçõense remonta ao ano de 1896, com a chegada de Francesco Sarno. Até a década de 20, quando chegou a maioria dos membros da familia este relacionamento se consolidou. Nas décadas de 30 e 40, com a intensa participação na vida comercial e religiosa da cidade, não só a familia Sarno, mas todos os italianos que moravam em Poções estavam perfeitamente integrados com a sociedade local. A década de 50 foi realmente o auge, com todos os irmãos Sarno já estabelecidos e com filhos crescidos. A partir da década de 60, com a dissolução da sociedade dos irmãos e a ida de uma parte deles para Salvador, houve uma redução significativa na participação da familia na vida da cidade.
Podemos então considerar a extensa lista de convidados para as comemorações das Bodas de Prata do casal Corinto - Annina como um marco na história da familia Sarno em Poções :

Affonso Liguori
Alcides Fagundes
Altamirando Monteiro
Ana Maria Grisi
Ana Miccuci
Ângelo Netto
Angiolina Labanca
Antonio A. Britto
Antonio Aguiar
Antonio Leto
Antonio Orrico
Antonio S. Pithon
Antonio Soares
Antonio Theodoro Andrade
Antonio Torregrossa
Argemiro Pinheiro
Aristides Vasconcellos
Arlindo Carvalho
Arlindo Martins
Arnaldo Fagundes
Arthur Brandão
Asclépio Napoli
Asdrúbal Brandão
Aurélio Grisi
Aurinha Trindade
Bernardo Messias
Carlos Acierno
Carlos Freire
Carlos Souto Maia
Carlos Torres
Catão Moraes Pinto
Cel. Alberto Lopes
Celso Carvalho
Cidinho Fagundes
Cleofano Lamego
Clovis Pereira
D. Florêncio Vieira
D. Gironda Carvalho
D. Julieta Campos de Sá
Daniel Alves
Deolino Luz
Dona Célia Ferreira
Dr. Agripino Borges
Dr. Alcides Pinheiro dos Reis
Dr. Aloísio Euthalio da Rocha
Dr. Antonio Carlos Barbosa
Dr. Antonio Espinheira
Dr. Ardson Leal
Dr. Ari Alves Dias
Dr. Carlos Geraldo Oliveira
Dr. Edson Porciúncula
Dr. Eduardo Araújo Filho
Dr. Eurico Alves Boaventura
Dr. Fernando Costa
Dr. Geraldo Espinheira
Dr. Innocencio Borges
Dr. João Caetano de Magalhães
Dr. José Macedo
Dr. José Sabino Costa
Dr. Luiz Braga
Dr. Pedro Alves ...
Dr. Vicente Pithon Barreto
Eliomar Moraes
Elza Lago
Emério Pithon
Ernesto Carvalho
Euricles Macedo
Felippe Augusto Aragão
Felix Magalhães
Fernando Brandão
Fernando Magalhães
Fernando Schettini
Florindo Luz de Moraes
Francisco P. Junior
Francisco Paradella
Galdino Vieira
Geminiano Nunes de Moraes
Helena Vasconcelos
Hildebrando Rocha
Homero Magalhães
Ida Benedictis
Itamar Espinheira
Ivan Mattos
João Curvelo
João de Deus Vitória
João Gusmão Ferraz
João Silva Lago
Jolanda Gallo
Jorge Bahia
José Domarco
José Maradei
José Nogueira
José S. Pithon
Josine e Jacy Leone
Julio da Rocha e Silva
Juvenal Oliveira
Juvêncio Lago
Kueng
Leôncio Britto
Lindolfo A. de Britto
Louga (Boa Nova)
Manoel Aguiar
Manoel Cupertino
Marcionillo Curvelo
Maria Britto
Mario Borba
Mariquinha Amaral
Massimo Benedictis
Miguel Lopes
Nemésio Teixeira
Nomi Moraes
Octaviano Santos Mascarenhas
Octavio Curvelo
Olimpio Rolim
Pe. Honorato Nascimento
Pe. Leônidas Spínola
Profa. Olívia
Raimundo M. Magalhães
Raimundo Paradella
Raul Pithon Barreto
Roberto Prudente
Rosa Chiappetta
Rosina Grisi
Saturnino Luis de Macedo
Serafim Souto Maia
Ten. Alfredo Jacob François
Teresa Luz
Tullio Orrico
Vicente O. sarno
Viúva Laura Sampaio
Vivaldo Pithon Barreto




Dr. Eurico Alves Boaventura ( Centenário)

Nascido em 27 de junho (1909-1974), bacharel em Direito, fez carreira na magistratura. Foi um dos principais poetas do grupo modernista surgido em torno da revista Arco & Flexa (1928-1929), colaborou em vários periódicos literários de Salvador e do Nordeste. Deixou muitos textos inéditos, alguns deles publicados postumamente : Fidalgos e vaqueiros (UFBA-1989, Poesias (FCEBahia,1991), A Paisagem Urbana e o Homem- Memórias de Feira de Santana (UEFS,2006).
Na comemoração dos 100 anos de nascimento estão programados eventos e homenagens em Salvador e Feira de Santana.

Eduardo Sarno
4.junho.2009